Bem vindo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição


Breve História da Paróquia N. Sra. da Conceição

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada à Rua Maria Quitéria, número 1, bairro Porto Novo, município São Gonçalo/RJ, foi canonicamente instalada no dia 4 de Julho de 1966, por decreto da Arquidiocese de Niterói. Antes ela funcionava como Capela da Fazenda Porto Novo e pertencia a Paróquia de São Gonçalo. A capela fora criada pelo Monsenhor Barrenco, na propriedade do Capitão João Manuel. Aquela altura, já eram celebradas missas e outras atividades religiosas no local.

Na época do Bispo Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, o então Padre (hoje Cônego) Benedito Azevedo Gouvea, transformou a pequena capela na igreja atual. O Padre Benedito atuou na paróquia entre 4 de Maio de 1966 à 3 de Setembro de 1978. A recente formada paróquia inicialmente abrangia os bairros Gradim e Patronato, que hoje têm suas próprias paróquias. Atualmente, a Paróquia N. Sra. da Conceição abrange os bairros Porto NovoCamarão e ruas próximas que as separam do Gradim.

Entre 3 de Setembro de 1978 e 15 de Maio de 1993, a paróquia estava sob os cuidados do então Padre (hoje Monsenhor) José Geraldo da Silva, que implantou diversos movimentos e pastorais. A partir do ano de 1993, assume o Padre Emilson Soares Corrêa, que ampliou fisicamente a igreja e assumiu a Capela Nossa Senhora do Carmo, que hoje está sob os cuidados da  paróquia Nossa Senhora Aparecida Patronato, e a Capela de São Domingos Gusmão, que atualmente está em processo para se transformar em paróquia.

Com a chegada do Arcebispo Dom Alano Maria Pena, ocorre um remanejamento nas paróquias. A Paróquia N. Sra. da Conceição recebe então o Padre José Alves Filho, popularmente conhecido como “Padre Zito”, no dia 6 de Maio de 2004. Em 2006, a presença do Padre Zito se faz necessária na Região dos Lagos, ao leste do estado do Rio de Janeiro; assim sendo, toma posse no dia 18 de Fevereiro de 2006, o Padre Francisco de Assis Cordeiro, o “Padre Assis”, que permanece conosco até hoje, com toda sua experiência e caminhada, contribuindo para o fortalecimento da comunidade no engajamento pastoral.

São Gonçalo, 23 de Novembro de 2016.

Guilherme Vieira de Mendonça Lopes.
Coordenador do COR Masculino 2017.

Evangelizar

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Conteúdo 2

Definição do segundo conteúdo

Conteúdo 3

Descrevendo 3o conteúdo.


Our Staff


Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis

Adilson de Souza Barreiros

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis

Jorge Paulo Gomes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nulla convallis