Bem vindo a Paróquia Nossa Senhora da Conceição

Breve História da Paróquia N. Sra. da Conceição

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada à Rua Maria Quitéria, número 1, bairro Porto Novo, município São Gonçalo/RJ, foi canonicamente instalada no dia 4 de Julho de 1966, por decreto da Arquidiocese de Niterói. Antes ela funcionava como Capela da Fazenda Porto Novo e pertencia a Paróquia de São Gonçalo. A capela fora criada pelo Monsenhor Barrenco, na propriedade do Capitão João Manuel. Aquela altura, já eram celebradas missas e outras atividades religiosas no local.

Na época do Bispo Dom Antônio de Almeida Moraes Júnior, o então Padre (hoje Cônego) Benedito Azevedo Gouvea, transformou a pequena capela na igreja atual. O Padre Benedito atuou na paróquia entre 4 de Maio de 1966 à 3 de Setembro de 1978. A recente formada paróquia inicialmente abrangia os bairros Gradim e Patronato, que hoje têm suas próprias paróquias. Atualmente, a Paróquia N. Sra. da Conceição abrange os bairros Porto NovoCamarão e ruas próximas que as separam do Gradim.

Entre 3 de Setembro de 1978 e 15 de Maio de 1993, a paróquia estava sob os cuidados do então Padre (hoje Monsenhor) José Geraldo da Silva, que implantou diversos movimentos e pastorais. A partir do ano de 1993, assume o Padre Emilson Soares Corrêa, que ampliou fisicamente a igreja e assumiu a Capela Nossa Senhora do Carmo, que hoje está sob os cuidados da  paróquia Nossa Senhora Aparecida Patronato, e a Capela de São Domingos Gusmão, que atualmente está em processo para se transformar em paróquia.

Com a chegada do Arcebispo Dom Alano Maria Pena, ocorre um remanejamento nas paróquias. A Paróquia N. Sra. da Conceição recebe então o Padre José Alves Filho, popularmente conhecido como “Padre Zito”, no dia 6 de Maio de 2004. Em 2006, a presença do Padre Zito se faz necessária na Região dos Lagos, ao leste do estado do Rio de Janeiro; assim sendo, toma posse no dia 18 de Fevereiro de 2006, o Padre Francisco de Assis Cordeiro, o “Padre Assis”, que permanece conosco até hoje, com toda sua experiência e caminhada, contribuindo para o fortalecimento da comunidade no engajamento pastoral.

São Gonçalo, 23 de Novembro de 2016.

Guilherme Vieira de Mendonça Lopes.
Coordenador do COR Masculino 2017.

Evangelizar

Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.

Conteúdo 2

Definição do segundo conteúdo